INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO AUTO-SUSTENTÁVEL

 

Projetos

Desenvolvimento do Projeto Social PNE Sports, realizado no período de abril de 2008 a março de 2009, na Universidade Castelo Branco, em Realengo, com o patrocínio da Petrobras. Foram atendidas 205 pessoas com deficiências. Deste universo, 144 eram homens e 61 mulheres, em sua maioria brancos e na faixa de 7 a 11 anos de idade (86 atendidos), seguidos de 51 na faixa de 12 a 17 anos. Cento e cinquenta e cinco atendidos estudavam em classe especial ou no ensino fundamental. Apenas 15% dos participantes não estudavam. Ao longo do funcionamento desta primeira etapa, foi necessária a criação de novos horários das atividades propostas, pois a procura por dança, natação, futebol de salão e psicomotricidade foram grandes. Além disso, de forma voluntária, foram oferecidas aulas de capoeira, para que, por meio de um jogo/luta, a expressão artística pudesse, com a dança, explorar novos conceitos. Outro ponto importante foi a interação com 40 estudantes de diversas áreas que trabalharam como estagiários voluntários ao longo do projeto.

 

O Projeto PNE Sports reiniciou em 2011, também na Universidade Castelo Branco e com o Patrocínio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, ampliando e diversificando o quadro de colaboradores. Além das atividades oferecidas no ciclo anterior, estão incluídas aulas de ioga, que ajudará na melhora da parte motora dos atendidos e na integração com os familiares, e a contratação do mestre em capoeira, atendendo as demandas observadas.

 

Pesquisa para elaboração de projeto de implementação de estrutura sanitária para áreas quilombolas. O projeto pretendia dotar as diversas áreas quilombolas de equipamentos necessários à implantação e instalação sanitária que atendiam a demanda da comunidade, de conhecimento necessário para a manutenção dos equipamentos existentes, tanto os adquiridos pelo projeto, como aqueles que viriam a ser realizados a partir de novas demandas.

 

Apoio na elaboração e gestão de projetos para a Obra Social Dona Meca, em Jacarepaguá, que trabalha com pessoas portadoras de deficiências físicas, mentais, auditivas e visuais. Destaca-se nesse ítem, o início em agosto de 2007, da parceria com a instituição para a implantação do modelo do Projeto PNE Sports, visando à ampliação do número de atendidos e o aprimoramento no trabalho já desenvolvido, no âmbito social e desportivo, voltado também para a formação de atletas.

 

Assessoria na formatação de projetos de inclusão sócio-digital e formação profissional de 500 pessoas carentes com mais de 16 anos, moradoras de comunidades de baixa renda do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que tenham renda familiar de até dois salários mínimos. A proposta é propiciar às camadas mais desfavorecidas da população, habilidades profissionalizantes nas áreas de tecnologia e informática, e formação profissional, com o intuito de permitir a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que estão excluídos diretamente do mundo social, sem acesso à educação profissional e oportunidade de emprego, e digital, sem acessos às tecnologias atuais e à informação digitalizada - internet.



 

 

Endereço

  • Avenida das Américas 3500, bloco Hong Kong 3000 - Sala 538 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
  • CEP: 22640-102
  • Tel.: (21) 3282-5194
  • Fax: (21) 3282-5193